TRÊS TIPOS DE RUGAS
A formação das rugas – as linhas cruzadas por baixo dos olhos, as rugas de expressão, as linhas na testa e os vincos à volta dos lábios – são o resultado de várias influências biológicas, hereditárias e comportamentais. E, embora algumas confiram personalidade, outras podem aparecer mais cedo do que o esperado, ou parecer demasiado vincadas, destituindo o rosto da sua vitalidade. No entanto, as rugas não são todas iguais. Para escolher os produtos antirrugas mais indicados para as suas necessidades e preocupações individuais, é essencial conhecer, primeiro, os diferentes tipos de rugas e o que as provoca. Aqui ficam os três tipos mais comuns e como combatê-los – o primeiro passo para um futuro sem rugas.
Os estudos demonstram que as células se dividem mais lentamente com a idade, o que faz com que a camada interna da pele fique mais fina e com mais tendência para sofrer danos. A pele também começa a perder elasticidade. Essa perda de resistência e flexibilidade tem como resultado linhas e vincos, sobretudo no contorno ocular, no espaço entre o nariz e os cantos dos lábios, na linha do maxilar e no pescoço. Com o tempo, a gravidade acentua estes problemas, fazendo com que as linhas se instalem permanentemente. Os produtos que promovem o processo natural de renovação da pele, estimulando a produção de colagénio, elastina e ácido hialurónico podem ajudar a combater o impacto da gravidade na pele.
A pele tem memória. As células monitorizam cada sorriso, piscar de olhos e sobrolho franzido e, com estes movimentos faciais habituais, as linhas de expressão começam a aparecer. Quando os movimentos dos músculos faciais são sistematicamente repetidos, estas linhas tornam-se permanentes e mais profundas com o tempo. Uma forma de evitar as linhas de expressão é impedir o movimento dos músculos faciais, mas para tal são necessários procedimentos dermatológicos no consultório de um especialista. Outra forma eficaz é procurar produtos que contenham péptidos, que ajudam a inibir as marcas dos músculos faciais, relaxando a superfície da pele e alisando as linhas de expressão sem necessidade de recorrer a um profissional.
Para uma pele mais saudável, forte e lisa é melhor limitar a exposição ao sol. Está provado que a radiação solar provoca danos na pele e o fotoenvelhecimento. De facto, estudos científicos demonstram que o sol é a causa de 80% das alterações visíveis habitualmente atribuídas ao envelhecimento da pele. A sobre-exposição rompe a estrutura subjacente da pele e afeta a sua aparência, sobretudo nas zonas mais sensíveis como as maçãs do rosto e o pescoço. Proteger-se dos raios UVA e UVB – os “raios envelhecedores” – é fundamental para a saúde da pele, pois ambos são responsáveis por danos a longo prazo, incluindo as rugas. Os cientistas também descobriram recentemente que, no espetro solar, os comprimentos de onda mais longos, como a radiação infravermelha (IRA), parecem alterar o equilíbrio do colagénio, enquanto diminuem a síntese do próprio colagénio. Opte por produtos que contêm SPF 30 ou superior, com proteção UVA, UVB e IRA para evitar o envelhecimento prematuro devido aos danos solares.

Com duas fórmulas inovadoras num produto único, a La Prairie atua sobre os três tipos de rugas, com o seu Line Interception Power Duo. A fórmula de dia foca-se nas linhas de expressão e ajuda a proteger dos raios UV prejudiciais, enquanto a fórmula de noite combate as linhas verticais. O ritual antirrugas completo começa com o Anti-Aging Rapid Response Booster, continua com o Line Interception Power Duo e termina com o Anti-Aging Eye Cream SPF 15.