The Art Journal
Uma visão privilegiada do Piet Mondrian Conservation Project levada a cabo pelos especialistas em arte da Fundação Beyeler, com o apoio da La Prairie.
A LA PRAIRIE E A ARTE
O mundo da La Prairie está, desde a sua génese, indissociavelmente ligado ao mundo da arte: desde a efervescência artística da Clinique La Prairie em Montreux a um encontro decisivo com a artista contemporânea Niki de Saint Phalle. O espírito audaz da La Prairie - a sua vontade de quebrar os códigos do luxo, de percorrer caminhos desconhecidos que surpreendem tanto quanto inspiram - é o mesmo espírito audaz do artista: um espírito explorador, inovador e aventureiro.
FUNDAÇÃO BEYELER
Fundada em 1997 por Ernst e Hildy Beyeler, colecionadores de arte e proprietários de galerias, e localizada em Riehen, perto de Basileia, é o museu de arte mais visitado na Suíça. Fundamental para a missão da Fundação Beyeler é o seu departamento de conservação de arte que tem a seu cargo a função crucial de manter o património cultural atual.
AS OBRAS-PRIMAS DE MONDRIAN
O LEGADO DE MONDRIAN
Piet Mondrian (1872-1944) é visto como um dos artistas mais influentes do século XX. Dentro dos limites mais estritos da precisão e limitando-se apenas à mais pura essência e aos elementos mais fundamentais da arte, Piet Mondrian reescreveu totalmente as regras de criação de uma obra-prima. Ao fazê-lo, os seus primeiros quadros e composições abstractas conferem uma estética que continuaria a dar forma ao século XX e a influenciar o mundo da arte e as indústrias criativas, reformulando até a forma como vemos a cultura visual na sua totalidade.
Portrait of Piet Mondrian, photo by Arnold Newman, ©Getty Images.
EXPLORE O PIET MONDRIAN CONSERVATION PROJECT
EPISÓDIO 4
A ORIGEM DO TABLEAU NO. I
Através do Piet Mondrian Conservation Project, podemos observar com mais atenção um dos quadros mais icónicos de Mondrian, o Tableau No. I. O conservador da Fundação Beyeler revela novos detalhes sobre a origem da obra de arte datada de 1921.
Leia maisEPISÓDIO 3
POR TRÁS DO MITO DE MONDRIAN
Tendo criado uma linguagem visual inconfundível que moldou a cultura artística do século XX e não só, Mondrian foi verdadeiramente original explorando de forma destemida os elementos fundamentais da arte na criação de algo totalmente novo. A sua dedicação à precisão foi abrangente e os seus quadros pretendiam encarnar uma sensação de equilíbrio, ordem e harmonia no mundo por ele percecionado.
Leia maisEPISÓDIO 2
A ARTE DA CONSERVAÇÃO
Os conservadores da Fundação Beyeler trabalham para preservar as obras de arte para a posteridade, indo a sua abordagem holística além do domínio da restauração artística. O objetivo do conservador de arte é multifacetado: envolve estudar atentamente os atributos únicos e as qualidades de obras de arte individuais e documentar, analisar e antecipar o impacto que o tempo pode ter sobre elas.
Leia maisEPISÓDIO 1
A COLABORAÇÃO
A Fundação Beyeler possui uma das coleções de quadros de Piet Mondrian mais abrangentes da Suíça: desde as importantes obras iniciais aos clássicos tardios deste mestre do século XX. O planeamento de uma grande exposição de Piet Mondrian na Fundação Beyeler impulsionou o lançamento de um projeto de investigação e conservação das obras de Piet Mondrian com o apoio da La Prairie.
Leia maisArraste e selecione um episódio