RITUAIS

A origem dos rituais de beleza

Cuidados da pele: uma indulgência

Outrora privilégio exclusivo da realeza, da aristocracia e das classes mais altas, os rituais de beleza marcaram o seu lugar na história oferecendo-nos um legado gratificante nos tempos modernos. Os vestígios desses rituais continuam a ser a essência dos regimes de beleza contemporâneos, sob a forma de programas e rituais passo a passo, criados para fomentar o rejuvenescimento proporcionando simultaneamente momentos de conforto e pura indulgência.

Reconhecer as origens destes rituais é valorizá-los mais profundamente, mas analisar a tradição de rituais de beleza é mais do que uma forma de compreender a natureza da indulgência; é também uma oportunidade de saber mais sobre os rituais de beleza e as práticas de cuidados da pele com os quais continuamos a deleitar-nos e sobre os momentos de rejuvenescimento que mantêm um encanto intemporal.

RITUAIS DE BELEZA DE ÉPOCAS DE OURO

A luxuosa arte dos rituais de beleza, que muitas vezes combinam uma utilização hábil de ingredientes preciosos, raros e nutritivos com uma atenção alquímica ao detalhe, era apanágio quase exclusivo dos escalões mais altos da sociedade. Reza a lenda que Cleópatra se imergia em água infundida com açafrão e mel, antes de dormir envolta numa máscara de ouro puro, para rejuvenescer a sua pele e conservar a sua beleza. Catarina a Grande combinava o gelo mais puro com óleos essenciais e espalhava-o na pele. A imperatriz chinesa Dowager Cixi utilizava cuidados da pele infundidos com pérolas em pó para conferir radiância à sua pele. E até Helena de Troia é associada a rituais de beleza que utilizavam ingredientes raros e requintados e que eram levados a cabo como uma cerimónia, no centro da qual estava a glorificação da pele.

Estes rituais de beleza não tinham como objetivo apenas desafiar o processo de envelhecimento, eram também uma demonstração de prestígio e talento artístico e, sobretudo, proporcionaram momentos de indulgência e decadência aliviando as pressões da idade. Maria Antonieta contratou o perfumista Jean-Louis Fargeon, que criou um perfume exclusivo que recordava o espírito e a memória de Trianon, permitindo à rainha levar consigo a fragrância dos seus adorados jardins aonde quer que fosse.

Talvez os mais poderosos exemplos de rituais de beleza da história sejam os da Coreia, um país onde a experiência em cuidados da pele se vem desenvolvendo há mais de três milénios. Na verdade, ao longo do período dos Três Reinos, a utilização de cosméticos e o refinamento da pele criaram a noção de ritual de beleza que foi atribuído ao povo pelas classes reais. O Reino Goguryeo introduziu a arte de dar forma às sobrancelhas, das maçãs do rosto coradas e dos penteados elegantes, enquanto as mulheres da sociedade do Reino Baekje preferiam uma maquilhagem mais suave, natural e sofisticada. Para terminar, o Reino Silla defendia que os rituais de cuidados de rosto eram necessários não só para ter um rosto impecável, como também para cuidar da alma, uma ideia de indulgência que se mantém nos tempos modernos. Tanto nas culturas orientais como ocidentais, embora a natureza cerimoniosa dos rituais de beleza estivesse inicialmente reservada às elites, abriu o caminho para os regimes e práticas cosméticos levados a cabo hoje em dia por mulheres de todo o mundo. Neste sentido, a beleza real nunca antes foi tão forte.

UMA TRADIÇÃO DE SUMPTUOSIDADE, INDULGÊNCIA E LUXO

Ao oferecer-nos momentos de indulgência e ao enriquecer a nossa ideia do que é a beleza e do papel que desempenha na nossa vida, os rituais de beleza deram forma à nossa abordagem dos cuidados da pele no mundo moderno. As práticas e abordagens ritualizadas da limpeza e purificação da pele, levadas a cabo inicialmente pelos extratos mais elevados da sociedade histórica, há muito tempo que chegaram a nós. Herdámos uma série de inovações e descobertas de cuidados da pele motivados por uma busca intemporal de soluções e ingredientes raros e preciosos que hoje nos permitem mimar os sentidos, aliviar o stress e desafiar o envelhecimento de formas até agora inimagináveis.

Os rituais de beleza atuais vão desde os mais austeros aos mais rigorosos e sofisticados, mas independentemente dos passos que incluem, representam um momento de indulgência que é extraordinariamente benéfico. Uma abordagem consciente dos cuidados da pele proporciona resultados positivos, não apenas sob a forma de uma pele radiante e nutrida, mas também sob a forma de uma essência do luxo intemporal.