SAVOIR-FAIRE

A LENDA DOS TRÊS SÓIS

UM LUGAR SINGULAR NA SUÍÇA, ONDE A RADIOSIDADE ATINGE O AUGE DA BELEZA

Na margem virada a sul da extremidade do Lac Léman suíço encontram-se os vinhedos de Lavaux, banhados pelo sol. Uma mina de ouro natural, abençoada pela natureza e aperfeiçoada pela mão humana, estes vinhedos em socalcos desenvolveram-se ao longo de um milénio para atingir um estatuto de lenda. O seu segredo é uma extraordinária sinergia, uma inter-relação fortuita das três fontes de energia e radiosidade, aperfeiçoadas pelos habitantes ao longo dos séculos. Esta sinergia é conhecida como os três sóis de Lavaux e é a sua interação combinada que cria uma força revitalizante e energizante do mundo.

OS TRÊS SÓIS DE LAVAUX

O primeiro destes sóis é o sol propriamente dito, o que se encontra por cima das nossas cabeças: a fonte de toda a energia. Esta estrela luminosa no centro do nosso sistema solar também é a fonte de luz e calor - da vida, na verdade - em Lavaux. Seja qual for a época do ano, o sol abençoa as margens do lado sul de Lavaux com uma radiosidade quase mediterrânica no seu movimento de este para oeste. Os habitantes do cantão de Vaud chamam a este sol “Jean Rosset”, como é referido no famoso poema “Hino ao sol valdense”, do poeta suíço Jean Villard-Gilles. O segundo dos “três sóis” é o que se vê refletido no Lac Léman. Brilhando na superfície espelhada do lago, o sol envia os seus raios diretamente para as suas margens, irradiando uma luz quente e brilhando sobre os vinhedos, que intensifica e complementa a luz solar direta. Esta luz dourada e quente é depois captada e armazenada nas paredes medievais de pedra dos vinhedos, originando o terceiro sol de Lavaux. Este terceiro sol é único, um sol noturno, no qual a energia concentrada do dia é distribuída pelos vinhedos ao longo da noite.

SAVOIR-FAIRE REFINADO AO LONGO DOS SÉCULOS

Esta sinergia ajudou os vinhedos em socalcos de Lavaux a conseguir o derradeiro reconhecimento: o estatuto de Património Mundial da Unesco. Estendendo-se desde Chateau de Chillon até à orla de Lausanne, esta magnífica área de terra de apenas trinta quilómetros de comprimento compreende apenas cinquenta vinhedos em socalcos distribuídos entre vilas encantadoras e o próprio lago. No entanto, a Unesco considerou Lavaux como um local de extraordinário valor universal, não pelo seu tamanho, mas pela forma como a interação entre os habitantes locais e o seu meio ambiente otimizou os recursos locais. O resultado é um vinho muito especial que contribuiu para a prosperidade e a riqueza cultural de Lausanne ao longo de quase mil anos.

Embora haja evidências de que as uvas para vinho foram plantadas aqui desde tempos romanos, os atuais socalcos foram construídos por monges no século XI. Nessa época, os mosteiros cistercienses e beneditinos controlavam a zona e eram poderosos centros de comércio, desenvolvimento e conhecimento. As margens do lago subiram rapidamente e sem a previsão dos monges, que construíram inúmeros socalcos na encosta da montanha, a energia dos três sóis teria permanecido desaproveitada. Na verdade, nestas montanhas tão precipitadas não é possível trabalhar com máquinas, pelo que muito do trabalho nos vinhedos é feito à mão. Esta contínua preservação dos socalcos, o trabalho de que cada geração se orgulha desde o século XI, é o que lhes confere uma aura tão única. A vitalidade desta sinergia resulta de um equilíbrio perfeito entre as pessoas, a terra e os três sóis de Lavaux.

UMA PROCURA RADIOSA

Inspirada pela sinergia única das três fontes de energia e radiosidade nos ancestrais vinhedos em socalcos sobre o La Léman, na região suíça de Lavaux, a La Prairie criou uma fórmula única com o objetivo de revitalizar e renovar a pele durante a noite. A noite é um momento de recuperação e reconstrução para a pele. Estes processos regeneradores noturnos exigem elevados níveis de energia para funcionarem na perfeição.

A La Prairie concebeu uma fórmula para estimular a energia na pele desvitalizada, seguindo uma abordagem em dois passos. Primeiro, a fórmula do novo Pure Gold Radiance Nocturnal Balm proporciona à pele um poderoso nutriente rico em energia. Depois, The Pure Gold Diffusion System da La Prairie, exclusivo da Pure Gold Collection, maximiza a conversão deste nutriente rico em energia ativando um sensor de energia. Isto ativa a utilização otimizada do nutriente rico em energia pelas células, para ajudar a alimentar os processos noturnos de renovação cutânea, que consumem grandes quantidades de energia. O resultado é uma pele renovada, revitalizada e enriquecida, noite após noite.

Outros editoriais