Arte e Arquitetura

O CREPÚSCULO

Captar a beleza de um momento fugaz

A magnificência do nascer do dia. A glória resplandecente do ocaso. Duas vezes por dia, o céu é inundado de uma luz dourada, proporcionando uma essência de fascínio real e beleza intemporal a tudo o que toca. As sombras prolongam-se, as cores tornam-se mais profundas e os reflexos na água brilham com um fulgor impressionante e exuberante. O crepúsculo, aquele momento efémero de lusco-fusco, é talvez o fenómeno natural regular mais evocador, que mais artistas inspirou ao longo do tempo.

À medida que a vivacidade e o esplendor do crepúsculo se instalam, este jogo de luzes apela à nossa adoração cultural e inata do ouro em todas as suas formas e convoca a nossa atração pela mais maravilhosa das cores. O ouro é precioso, um elemento raro que funciona como uma representação imperdível da beleza da natureza, com o potencial para melhorar o que se encontra à sua volta num sem-fim de formas.

A essência da luz dourada

Como é próprio dos fenómenos naturais, por vezes imprevisíveis, o crepúsculo pode durar uns minutos fugazes ou prolongar a sua beleza durante mais de uma hora. No entanto, dure o tempo que durar, este momento de luz quente e flamejante nunca deixa de acender a imaginação e proporcionar uma sensação única de tranquilidade e calma. A resplandecência dourada é ocasionada através de um processo de dispersão e refração da luz que faz com que a luz azul do sol seja difundida na atmosfera à medida que a luz solar se aproxima da Terra. A dispersão da luz azul e o efeito alentizado que as nossas condições atmosféricas criam resultam numa radiosidade quente e dimensional, aumentando a beleza do mundo natural, realçando a pele e proporcionando um tom dourado a tudo o que toca.

Não surpreende descobrir provas da influência do crepúsculo ao longo do cânone da história da arte, uma vez que o impacto e a beleza do ouro cativam as maiores mentes artísticas do mundo desde tempos imemoriais. A presença mais antiga e talvez mais impactante a nível visual do crepúsculo pode ser vista nas pinturas figurativas dos mestres do Renascimento, com os intensos retratos de Caravaggio banhados por uma luz dourada embelezadora que é, simultaneamente, um fenómeno natural e uma expressão metafísica. Da mesma forma, os artistas do Barroco foram trespassados pelo poder da luz dourada sobre os motivos humanos, tanto que o aspeto definidor do estilo próprio de Velázquez e Rembrandt era o tom dourado dos seus retratos.

No entanto, foi com a emergência da pintura paisagística e das imagens pastorais do final do século XVIII e XIX que o crepúsculo se tornou verdadeiramente um motivo artístico. JMW Turner, com os seus cenários impressionantes e cinematográficos de vastos horizontes, vales profundos e águas revoltas, compreendeu verdadeiramente a beleza da resplandecência do ouro, captando-a uma e outra vez nos seus célebres quadros naturalistas. John Constable, outro famoso artista britânico, representou idílicas cenas pastorais frequentemente iluminadas pela radiosidade única do crepúsculo, expressando magistralmente o efeito das sombras prolongadas e da profundidade das cores que caracteriza este momento efémero.

The morning after the storm, 1840-45, JMW Turner. National Museum of Wales. © 2021. Fotografia: Scala Florence/Heritage Images
Fugazes momentos de beleza
Street Errands series de ©KangHee Kim.

Talvez parte do fascínio interminável do crepúsculo seja a sua intemporalidade, a qual evoca infalivelmente uma resposta profundamente emocional. O crepúsculo põe a glória incondicional do ouro ao alcance de todos, traduzindo o calor da luz solar pura em calor emocional de um momento específico, uma adoração da beleza natural e do seu impacto nos nossos sentidos. A luz vaga do crepúsculo transforma o mundano em algo onírico e nostálgico e confere um sentido dramático e teatral ao dia a dia, simultaneamente revigorante e calmante, terreal e sublime.

Não surpreende, então, que as inovações ao nível da fotografia e do vídeo tenham elevado as possibilidades criativas do crepúsculo a novas dimensões de expressão e mestria, aumentando o seu poder inspirador e trazendo o seu impacto para a atualidade. As qualidades do crepúsculo continuam a atrair significativamente os artistas e fotógrafos contemporâneos, nomeadamente Frans Lanting, cuja fotografia da vida selvagem aproveita a luz crepuscular para conferir um aspeto quase surreal e profundamente teatral à sua obra. Bill Schwab, cuja obra retrata a beleza transcendental do crepúsculo, embora com frequência num preto e branco suave e brumoso, é outro grande exemplo de um artista que compreende como a luz da aurora e do ocaso transforma o comum em extraordinário.

Mas a resplandecência imponente do crepúsculo não banha e aperfeiçoa apenas as paisagens, os idílios pastorais e os extensos vales ou lagos rodeados de neblina. Há inúmeros fotógrafos contemporâneos que captam este fenómeno natural também em ambientes urbanos e contrapõem o angular e o artificial com a suavidade da luz do anoitecer. Kang Hee Kim fá-lo com um divertido impacto nostálgico, recriando paisagens urbanas icónicas apresentando-as sob a luz crepuscular. E as criações de ficção científica de Marilyn Mugot conseguem um surpreendente oxímoro de retrofuturismo de forma idêntica. Apesar dos diferentes estilos, técnicas, visões e abordagens artísticos que captam o crepúsculo, a atração provocada pela mais irresistível das cores é eterna. Intemporal, fascinante e continuamente transformadora, a natureza preciosa do ouro permanece dia após dia.

RADIOSIDADE A PARTIR DO INTERIOR

Inspirando-se na fugacidade do crepúsculo no cume dos Alpes suíços, a La Prairie tenta recriar a sua radiosidade única e aplicá-la à pele com a nova Pure Gold Collection. A La Prairie desenvolveu um novo e exclusivo Pure Gold Diffusion System, concebido para proporcionar uma radiosidade imediata e contínua dos principais ingredientes reconstituintes para ajudar a compensar a perda de recetividade da pele. O ritual Pure Gold proporciona à pele um resplendor imediato e benefícios a longo prazo, com três fórmulas distintas para conferir a elegância do crepúsculo. A pele é imediatamente impregnada com uma resplandecência saudável e jovem, como se iluminada a partir do interior.

Pure Gold Collection