RITUAIS

A intemporalidade dos óleos de noite

Uma história de indulgência e poder fortificante

O óleo é um verdadeiro produto de beleza essencial há milénios. E com o avançar da era das melhorias incessantes e das inovações inspiradoras, este ingrediente indulgente continua a ter lugar nas rotinas mais avançadas. Com a sua utilização versátil e os seus benefícios prodigiosos, o óleo pode reclamar o seu direito a estar entre os pilares dos cuidados da pele contemporâneos.

Indulgência intemporal

Testemunho da ingenuidade humana e prova inegável de prosperidade, o óleo rapidamente transcendeu a sua utilização inicialmente utilitária para encontrar um propósito mais sumptuoso. A sua primeira utilização como cosmética foi documentada em 10 000 a.C.: os sofisticados egípcios confiavam numa série de óleos para preservar a sua pele do sol escaldante e a sua juventude da inexorável passagem do tempo. Mais a norte, na costa do Mar Mediterrâneo, os antigos gregos aplicavam azeite puro na pele desfrutando das suas propriedades hidratantes e antioxidantes. O prestígio do óleo propagou-se naturalmente para o Império Romano, tendo mentes brilhantes, como Plínio o Velho na sua “História Natural”, recomendado a sua utilização para alisar as rugas e melhorar a pele.

Mas o apreço pelos efeitos reparadores do óleo não se limitou ao ocidente. As culturas orientais também aproveitaram a riqueza fundamental dos óleos. Os herbalistas chineses utilizavam óleos puros de sementes como base para unguentos calmantes e rejuvenescedores. No Japão, as geishas de Quioto optavam por óleos delicados para limpar e hidratar, um passo necessário para conseguir a sua invejada tez imaculada. O Ayurveda indiano também exalta as propriedades calmantes e indulgentes do óleo, colocando-o no centro de uma série de rituais terapêuticos.

Aproveitar a natureza reconstituinte da noite

Os óleos de rosto são essencialmente adaptativos. Poderosos mas não arrebatadores, proporcionam uma combinação de equilíbrio, indulgência e delicadeza. Isso significa que interagem de forma harmoniosa com a pele, complementando a sua composição lipídica natural, estimulando o equilíbrio dérmico e aproveitando ativamente todo o potencial de qualquer rotina de cuidados de rosto.

Tão versáteis como eficazes, os óleos de rosto são benéficos a qualquer hora do dia. No entanto, incluí-los na rotina noturna desbloqueia um enorme potencial. O sono é extremamente rejuvenescedor, não apenas para o corpo e a mente, mas também para a pele. O nosso maior órgão é surpreendentemente inteligente, operando em modo de defesa ativa durante o dia e em modo de regeneração imperturbável durante a noite. Aplicar um óleo à noite vai aumentar o potencial reparador do sono, deixando a pele hidratada e fresca ao acordar.

O processo noturno do óleo é matizado, revelando os seus inúmeros benefícios num sem-fim de formas. É lipofílico, pelo que penetra na pele em profundidade, retém a hidratação e melhora a absorção dos outros produtos que são utilizados em seguida. Depois, continua a fortificar a pele, acalmando-a e proporcionando-lhe uma nutrição profunda.

O ingrediente elusivo

Através de uma investigação profunda dos reinos desconhecidos da noite, os cientistas da La Prairie identificaram um componente inesperado e pouco visível do caviar. O retinol natural, uma substância rara. Uma molécula cobiçada pela sua incomparável eficácia para atenuar as rugas, mas extremamente difícil de capturar e reter. Apenas pode existir na escuridão, apenas se desenvolve de noite. Exposto à luz do dia, deixa de existir totalmente.

Os cientistas da La Prairie estavam determinados em dar vida a este esquivo poder do caviar, para além do efeito lifting e refirmante. O resultado é um novo ingrediente do caviar: o Caviar Retinol, que se encontra exclusivamente no novo Skin Caviar Nighttime Oil.

O Skin Caviar Nighttime Oil ajuda a combater as alterações provocadas pela idade na vitalidade da pele. Reduz as rídulas e as rugas a partir do interior, ao mesmo tempo que alisa visivelmente a superfície da pele. Recupera a firmeza através da redensificação. Para terminar, como último passo do ritual noturno, o Skin Caviar Nighttime Oil retém imediatamente a hidratação e ativa os cuidados anteriores, intensificando os resultados do ritual. Paralelamente, melhora a barreira da pele a longo prazo, hidratando a pele.