Arte e Arquitetura

OS OLHOS EM DESTAQUE

REPRESENTAÇÃO DA BELEZA DO OLHAR FEMININO

Do kohl do antigo Egipo à escultura greco-romana e aos retratos dos antigos mestres, o olhar inabalável da mulher permaneceu intemporal. Independentemente do meio ou do contexto, é penetrante. Dois olhos ou um, sem máscaras ou velados em segredo, o amplo entendimento do seu poder e luminescência permanece incontestável nas culturas da arte.

O OLHAR MISTERIOSO 

Embora os egípcios e os romanos já revelassem o poder do olhar, foram as pinturas posteriores e a fotografia que conseguiram ser particularmente cativantes. Por exemplo, Study for an Odalisque, de Jean Auguste Dominique Ingres (1780-1867), apresenta uma figura de pele clara voltada para o observador. Contra um fundo escuro, a sua forma brilha numa palidez quase sobrenatural, em forte contraste com a sombra.

Ingres era neoclassicista, um período artístico definido pelo regresso aos detalhes e às descobertas. Como tal, o Odalisque era um motivo recorrente do período. Formas suaves e de pele clara eram expostas nuas. Mas, apesar da exposição total, a imagem não deixa de ser misteriosa—o seu olhar permanece incerto e distante.

Jean-Auguste-Dominique Ingres (1780 - 1867): Study For An Odalisque. Fotografia: ©Álbum/ Scala, Florença. 
OS OLHOS REVELADOS
Pierre-Louis Pierson (1822 - 1913): Countess de Castiglione Holding Vignette Frame up to her eye, 1861-67, impressão ca. 1930. Fotografia: ©The Metropolitan Museum of Art/Art Resource/Scala, Florence. 

O trabalho de Ingres faz forte referência a uma fotografia da condessa de Castiglione, datada da década de 1860. Foi tirada na altura da morte de Ingres, uma vez que Pierre-Louis Pierson esteve ativo durante um período semelhante, tendo aberto o seu estúdio na década de 1840.

A composição da condessa é semelhante, uma vez que o rosto está voltado para a direita com um ombro exposto. Também mostra apenas um olho, mas desta vez a sombra não vem do primeiro plano. Em vez disso, a condessa segura uma moldura de vinheta em frente ao olho, como se fosse uma máscara que oculta cuidadosamente. A forma oval em volta do olho é bastante semelhante à forma arredondada do cenário de beleza de Ingres, mas a mulher ganha controlo, vê tudo, ao passo que o observador não consegue apoderar-se da sua forma com os seus olhos.

O daguerreótipo, em homenagem ao seu inventor Louis Daguerre, marcou claramente a diferença. A primeira forma comum de fotografia, a técnica de daguerreótipo, mudou a forma como o mundo era compreendido—estava muito longe do estilo antigo da pintura meticulosa e do realismo; em vez disso, Pierre-Louis Pierson olhava de perto o mundo à sua volta com caracterização, permitindo que a câmara captasse os olhos. Com a fotografia, havia espaço no olhar para ver uma alma.

O OLHAR CATIVANTE

Desde os neoclássicos até aos próprios mestres, os olhares mais cativantes foram criados por Leonardo da Vinci. As suas mulheres olham com autoconfiança e incerteza, com direção determinada mas hesitante. La belle ferronnière é um exemplo impressionante: até a própria mulher é desconhecida, com os seus olhos escuros pousados no tempo. É resplandecente, com uma túnica vermelha gloriosa, mas a sua pele impecável e o seu olhar sombrio perduram. O seu mundo, antigo e sombrio, foi trazido à vida com a magistral representação de Leonardo da Vinci.

Leonardo da Vinci (1452-1519): La belle ferronnière, Paris, musée du Louvre. Fotografia: ©RMN-Grand Palais (musée du Louvre) / Michel Urtado. 
 
OLHOS LIVRES
Paul Klee (1879-1940): Open-Eyed Group, 1938. Christie's Images Limited. ©2019. Christie's Images, London/Scala, Florence. 

E, no entanto, séculos depois, foi Paul Klee quem desconstruiu o olhar de forma mais poderosa, com ombros nus, com a sua pintura Open-Eyed Group. O olhar é alarmante, revelador—muito distante dos olhares de soslaio de donzelas graciosas. A pele e os olhos dançam na tela com pouca consideração pela composição ou o esquema de cores.

A arte contemporânea do momento histórico de Paul Klee retirou a sombra e a profundidade dos antigos mestres e dos fotógrafos, procurando desesperadamente captar o chamado mundo real. Em vez disso, as figuras praticamente flutuam e projetam-se, atingindo os olhos pretos e brancos, quebrando a tradição. O resultado é surpreendentemente despojado. As mulheres já não estão escondidas. Elas são livres para encarar e abraçar a sua própria pureza e sensualidade majestosas, poderosamente representadas apenas com linhas e formas.

Da antiguidade ao século XX, um olhar desarma e encanta, inflama e deslumbra. Estas pinturas estão poderosamente preservadas no tempo, profundamente gravadas nas memórias daqueles a quem chamaram a atenção. Embora nunca captemos completamente a maravilha desses olhares enigmáticos e as belezas a que pertencem, podemos admirá-los no irromper de magia. Dessa forma, perduram para sempre.

OS OLHOS EM DESTAQUE

Quando nos centramos em algo, olhamo-lo. A própria palavra “olhar” evoca intensidade, paixão e propensão a sonhar. É frequentemente usada em expressões idiomáticas - “olhar com desejo”, “olhar para a alma de alguém”, “encontrar o olhar de alguém” – mas o que significa verdadeiramente esta palavra tão pesada em conotações poéticas?

É exatamente essa questão e essa qualidade emocional, poderosa e definidora do olhar que a La Prairie explora na sua última criação. Na La Prairie, os limites da inovação são constantemente ultrapassados, o poder da ciência do caviar é continuamente melhorado e novos domínios do seu potencial são permantemente explorados. Com uma infusão de Caviar Premier, a mais recente incorporação de caviar desenvolvida pelos cientistas da La Prairie, o olho torna-se o centro do trabalho científico suíço da La Prairie. Todo o potencial de elevação do caviar é aproveitado pela primeira vez para reviver, elevar e redefinir o olhar.

A La Prairie apresenta Skin Caviar Eye Lift o primeiro sérum de abertura dos olhos para toda a zona dos olhos, incluindo as sobrancelhas – a resposta suave, mas eficaz, às preocupações de elevar e refirmar os olhos. O olhar é elevado, revivido, redefinido e despertado, com uma nova aparência e com uma nova perspetiva.

Skin Caviar Eye Lift