A OBRA DE ARTE

Nobuhiro Nakanishi

Max Richter
ETERNAL CIRCLE
Eternal Circle, a nova obra criada por Nakanishi, é uma extensão do seu percurso artístico, inspirado na experiência do artista nas montanhas suíças para o primeiro capítulo.
Para esta obra mais recente, Nakanishi utilizou a técnica de “desenhar riscas”, um processo oriental centenário para desenho manual, que consiste em inúmeras linhas verticais desenhadas à mão pelo artista. Eternal Circle é composto por uma fila de 60 elementos com desenhos individuais de linhas horizontais e espaços em branco. Quando estão todos alinhados, os elementos individuais somam um total de 24 metros, um por cada hora do dia. Instalados num ciclo interminável, criam uma imagem eterna, uma representação contínua do passado, do presente e do futuro, na qual o último desenho da sequência se combina com o primeiro, diluindo o início e o fim num todo uno e eterno.
PLATINUM
Os desenhos foram digitalizados para criar um filme acompanhado pela banda sonora de Richter, Platinum, composta e gravada exclusivamente para a La Prairie, que complemente o ciclo contínuo de desenhos de riscas com um ritmo emocional e etéreo. Esta expressão digital confere uma aura de futuro a uma obra de arte inspirada em técnicas de desenho ancestrais e criada no presente.

“A presença das montanhas que se fazia sentir durante a maior parte do tempo, o vento e o ar que senti e a vastidão do céu noturno fizeram-me sentir que ser-se humano é uma existência efémera”, afirmou Nakanishi. “Isto levou-me a desenvolver uma obra desenhada à mão na qual estivesse presente a beleza da natureza suíça, sobretudo as montanhas e as nuvens, que se repetisse de forma interminável”, acrescentou.
A conversa
OUTRAS INICIATIVAS ARTÍSTICAS